Programação - VIII Semana de
Pedagogia
Cronograma da VII Semana de Pedagogia da UFC
| ||||
TERÇA (26/05/15)
|
QUARTA (27/05/15)
|
QUINTA (28/05/15)
|
SEXTA (29/05/15)
| |
MANHÃ
|
CREDENCIAMENTO
9h / 11h30
Atividade extra
Treinamento funcional (Elasticcross)
Espaço de Conivência
9h às 11h
|
PALESTRA
9h / 11h
Palestrante: Profa. Dra. Carmesita Passos
Profa. Dra. Bernadete Porto
Tema: Ensino fundamental e formação de professores
|
PALESTRA
9h / 11h
Palestrante: Profa. Dra. Adriana Limaverde.
Outro (a definir)
Tema: Educação Inclusiva / Educação Profissional
|
Oficinas / Minicursos
9h / 11h
|
TARDE
|
CREDENCIAMENTO
14h30 / 17h
|
PALESTRA
14h30 / 17h
Palestrante: Prof. Dr. Herbert Vasconcelos / Profa. Dra. . Silvia Helena
Tema: Educação Infantil e Ensino Médio
|
Apresentação de trabalhos
14h / 17h
Local:
Salas da FACED
Eixos:
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação Superior
Educação Profissional
Educação Especial
|
Cine Pedagogia
14h / 17h
Prof. Felipe Jesuíno
|
NOITE
|
CREDENCIAMENTO
19:00 / 20:00h
PALESTRA DE ABERTURA
Palestrante: Profa. Dra. Neide Veras
Tema: LDB: Avanço e desafios na contemporaneidade.
|
Apresentação de trabalhos
14h30 / 17h
Local:
Salas da FACED
Eixos:
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Educação Superior
Educação de jovens e Adultos
|
Oficinas / Minicursos
19h / 21h
Com presença do PET - Pedagogia
|
PALESTRA
18H /19H30
Palestrante: Prof. Dr. Luís Távora / Profa. Dra. Mazé Barbosa.
Tema: EJA e ensino Superior
ENCERRAMENTO
20H /00H
|
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
|
||
Noturno
|
||
Sala
|
Eixo / Título do
trabalho
|
Data / Hora
|
Sala 07
|
Educação Infantil
Ø A CRIANÇA NA ESCOLA: AS
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORTALEZA.
Ø A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA
O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.
Ø A RELAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO
EDUCACIONAL E A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO
INFANTIL.
Ø A VIVÊNCIA DA
INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO
INFANTIL.
|
27/05/15 19:00 – 21:00
|
Sala 08
|
Educação de Jovens e
Adultos (EJA)
Ø A DINÂMICA DA EDUCAÇÃO
POPULAR NA OCUPAÇÃO COMUNA 17 DE ABRIL EM FORTALEZA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO
POLÍTICA.
Ø
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E LDB: UM ESTUDO DE CASO.
Ø ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA:
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO TRIÊNIO
2014-2016.
Ø “[...] E DEPOIS DE VÁRIAS
SUSPENSÕES, UM DIA FUI EXPULSO DA ESCOLA”: EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE SANTA
FILOMENA, NO BAIRRO JANGURUSSU
EM FORTALEZA.
Ø
CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VINCULAÇÃO
ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR, TRABALHO E PRÁTICAS SOCIAIS.
Ø MOVIMENTOS SOCIAIS, ONGS E
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO.
|
27/05/15 19:00 – 21:00
|
Sala 09
|
Ensino Superior
Ø
FORMAÇÃO DE TUTORES UFC VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A
PRÁTICA REFLEXIVA.
Ø
O GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO
DE PEDAGOGIA.
Ø
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA.
Ø
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
Ø
EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE O APRENDER E O FAZER NA
CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.
|
27/05/15 19:00 – 21:00
|
Sala 10
|
Ensino Fundamental
Ø
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS E AS MELHORES
CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA AS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
Ø
EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA.
Ø
DA LDB Nº 9394/96 AO NOVO PNE: A ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA EM ANÁLISE.
Ø
ESTUDO DE CASO: “A PROFESSORA SOFIA E A ORALIDADE”
Ø
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ø
A CULTURA INDÍGENA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE TAPEBA: ANALISANDO A
INSERÇÃO DESTA CULTURA NA PRÁTICA DOCENTE.
|
27/05/15 19:00 – 21:00
|
Diurno
|
||
Sala
|
Eixo / Título do
trabalho
|
Data / Hora
|
Sala 04
|
Educação Infantil
Ø ANÁLISE DO CONTEXTO DE
EDUCAÇÃO INFANTIL: EM BUSCA DE COMPREENSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO LEITORA E
DO DESENVOLVIMENTO DAS
MÚLTIPLAS LINGUAGENS.
Ø INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS EM UM CONTEXTO PÓS
LDB.
Ø O PAPEL DO LÚDICO COMO
FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA
Ø RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DO
BRINCAR E DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LDB COMO SUBSÍDIO PARA UM TRABALHO NA FORMAÇÃO
INTEGRAL DA CRIANÇA.
Ø
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DO ENSINO (PMDE) NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) CASEMIRO FILHO E SUA
CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
Sala 05
|
Ensino Médio
Ø
ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: RELAÇÕES ENTRE OS NTPPS E O
ENSINO DE HISTÓRIA.
Ø
A PERFORMANCE DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ESPAÇO ESCOLAR:
PERSPECTIVAS DISCENTES.
Ø
A LDB 9394/96 E A LEI 10.639/20 03 - UMA TENTATIVA DE RESGATE E
VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
Sala 06
|
Educação Especial
Ø
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM
ESTUDO DE CASO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA, CAUCAIA E
PACATUBA.
Ø
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SOCIAL - RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
DESATANDO NÓS.
Ø
AS (IN)COMPREENSÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NA ESCOLA REGULAR.
Ø
A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB O OLHAR DA LDB 9394/96.
Ø O ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS E
POSSIBILIDADES.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
Sala 07
|
Ensino Superior
Ø
A FACE MERCADOLÓGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO
DEPENDENTE.
Ø
DE DECRETO DE GOVERNO À POLÍTICA DE ESTADO: O RESSURGIMENTO DO REUNI NO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2014).
Ø
ANÁLISE DO USO DAS TÉCNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM
FORTALEZA.
Ø
UM PENSAR REFLEXIVO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE.
Ø
O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS, POSSIBILIDADES
E PERSPECTIVAS.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
Sala 08
|
Ensino Profissional
Ø
PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO: UNIDADES CURRICULARES NORTEADORAS
PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA.
Ø
AS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADAS AO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ:
FORMAÇÃO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL OU POSSIBILIDADES PARA A EMANCIPAÇÃO.
Ø
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS
ORGANIZAÇÕES.
Ø
A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO: APORTES
TEÓRICO-CONCEITUAIS E HISTÓRICOS.
Ø
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE
ESTÁGIO COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
Sala 09
|
Ensino Fundamental
Ø
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VOLTADA PARA ALUNOS SURDOS: LIMITES E POSSIBILIDADES
COM ÊNFASE NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.
O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA VISÃO INTERPRETATIVA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Ø
A MUSICALIDADE DO AFOXÉ: RECURSO PEDAGÓGICO PARA UM CURRÍCULO ESCOLAR
DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Ø
PROJETO SARAU LITERÁRIO: CONHECENDO MONTEIRO LOBATO E A OBRA SÍTIO DO
PICA PAU AMARELO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Ø
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE AS PROPOSTAS DA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA/CE.
Ø OS JOGOS PEDAGÓGICOS E SUAS
CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
Sala 10
|
Educação Profissional Técnica de Nível
Médio / Educação Profissional Tecnológica
Ø
PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO: UNIDADES CURRICULARES NORTEADORAS
PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA.
Ø
AS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADAS AO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ:
FORMAÇÃO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL OU POSSIBILIDADES PARA A EMANCIPAÇÃO.
Ø
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS
ORGANIZAÇÕES.
Ø
A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO: APORTES
TEÓRICO-CONCEITUAIS E HISTÓRICOS.
Ø A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E
TRABALHO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO PARA A
FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
|
28/05/15 14:00 – 17:00
|
DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS PARA MINICURSOS E OFICINAS
| ||
Noturno
| ||
Sala
|
Oficinas /
minicursos
|
Data / Hora
|
Oficina – Sala 3
|
Pet – Contação de História
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Minicurso – Sala 4
|
"Ei, vai fazer TCC?": Métodos e
técnicas de escrever um texto monográfico
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Minicurso – Sala 5
|
As funções do pedagogo nas organizações:
repensando conceitos e atribuições.
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Oficina – Sala 6
|
Atelier de Cartazes
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Minicurso – Sala 7
|
Políticas públicas e as perspectivas atuais
de atendimento educacional especializado.
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Oficina – Sala 8
|
O texto acadêmico e a produção de artigos
científicos e monografias.
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Minicurso – Sala 9
|
Convivendo com as diferenças.
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Oficina – Sala 10
|
Tecnologia assistiva de baixo custo para o
ensino da língua brasileira de sinais na sala de aula comum.
|
28/05/15
das 19h às 21h
|
Diurno
| ||
Sala
|
Oficinas /
minicursos
|
Data / Hora
|
Oficina – Sala 4
|
Os jogos matemáticos no ensino da geometria
|
29/05/15
das 9h às 11h
|
Oficina - Sala 5
|
Os conselhos escolares e a consolidação da
gestão escolar democrática
|
29/05/15
das 9h às 11h
|
Minicurso – Sala 6
|
Educação 3.0: a tecnologia que integra
pessoas.
|
29/05/15
das 9h às 11h
|
Oficina – Sala 7
|
Técnicas de estudo.
|
29/05/15
das 9h às 11h
|
Minicurso – Sala 8
|
Educação de jovens adultos na perspectiva
da educação popular: práticas educativas no campo e na cidade.
|
29/05/15
das 9h às 11h
|
Minicurso – Sala 10
|
Tecnologia assistiva e recursos acessíveis
de baixa tecnologia.
|
29/05/15
das 9h às 11h
|
No encerramento 29/05, será realizado um ato de apoio aos professores do país em luta por melhores condições de trabalho e remuneração, bem como aos professores do Estado Paraná agredidos durante manifestação contra retirada de seus direitos trabalhistas.

A noite começa que horas?
ResponderExcluirA noite, conforme programação, na abertura, inicia pontualmente às 19hrs.
Excluir