Programação


Programação - VIII Semana de Pedagogia




Cronograma da VII Semana de Pedagogia da UFC

TERÇA (26/05/15)
QUARTA (27/05/15)
QUINTA (28/05/15)
SEXTA (29/05/15)
MANHÃ
CREDENCIAMENTO
9h / 11h30

Atividade extra
Treinamento funcional (Elasticcross)
Espaço de Conivência
9h às 11h
PALESTRA
9h / 11h
Palestrante: Profa. Dra. Carmesita Passos
Profa. Dra. Bernadete Porto

Tema: Ensino fundamental e formação de professores

PALESTRA
9h / 11h
Palestrante: Profa. Dra. Adriana Limaverde.
Outro (a definir)

Tema: Educação Inclusiva / Educação Profissional


Oficinas / Minicursos
9h / 11h

TARDE
CREDENCIAMENTO
14h30 / 17h
PALESTRA
14h30 / 17h
Palestrante: Prof. Dr. Herbert Vasconcelos  / Profa. Dra. . Silvia Helena
Tema: Educação Infantil e Ensino Médio



Apresentação de trabalhos
14h / 17h

Local:
Salas da FACED

Eixos:
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação Superior
Educação Profissional
Educação Especial

Cine Pedagogia
14h / 17h
Prof. Felipe Jesuíno
NOITE

CREDENCIAMENTO
19:00 / 20:00h

PALESTRA DE ABERTURA
Palestrante: Profa. Dra. Neide Veras

Tema: LDB: Avanço e desafios na contemporaneidade.



Apresentação de trabalhos
14h30 / 17h

Local:
Salas da FACED

Eixos:
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Educação Superior
Educação de jovens e Adultos

Oficinas / Minicursos
19h / 21h

Com presença do PET - Pedagogia

PALESTRA
18H /19H30
Palestrante: Prof. Dr. Luís Távora /  Profa. Dra. Mazé Barbosa.

Tema: EJA  e ensino Superior

ENCERRAMENTO
20H /00H










-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Noturno
Sala
Eixo / Título do trabalho
Data / Hora
Sala 07
Educação Infantil

Ø  A CRIANÇA NA ESCOLA: AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORTALEZA.

Ø  A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

Ø  A RELAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL.

Ø  A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

27/05/15 19:00 – 21:00
Sala 08
Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ø  A DINÂMICA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA OCUPAÇÃO COMUNA 17 DE ABRIL EM FORTALEZA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO POLÍTICA.


Ø  A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E LDB: UM ESTUDO DE CASO.

Ø  ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO TRIÊNIO 2014-2016.


Ø  “[...] E DEPOIS DE VÁRIAS SUSPENSÕES, UM DIA FUI EXPULSO DA ESCOLA”: EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE SANTA FILOMENA, NO BAIRRO JANGURUSSU EM FORTALEZA.


Ø  CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VINCULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR, TRABALHO E PRÁTICAS SOCIAIS.

Ø  MOVIMENTOS SOCIAIS, ONGS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO.

27/05/15 19:00 – 21:00
Sala 09
Ensino Superior

Ø  FORMAÇÃO DE TUTORES UFC VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A PRÁTICA REFLEXIVA.

Ø  O GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA.

Ø  FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA.

Ø  AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

Ø  EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE O APRENDER E O FAZER NA CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.

27/05/15 19:00 – 21:00
Sala 10
Ensino Fundamental

Ø  AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS E AS MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA AS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

Ø  EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.

Ø  DA LDB Nº 9394/96 AO NOVO PNE: A ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA EM ANÁLISE.

Ø  ESTUDO DE CASO: “A PROFESSORA SOFIA E A ORALIDADE”

Ø  ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ø  A CULTURA INDÍGENA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE TAPEBA: ANALISANDO A INSERÇÃO DESTA CULTURA NA PRÁTICA DOCENTE.

27/05/15 19:00 – 21:00
Diurno
Sala
Eixo / Título do trabalho
Data / Hora
Sala 04
Educação Infantil

Ø  ANÁLISE DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EM BUSCA DE COMPREENSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO LEITORA E DO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS.

Ø  INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS EM UM CONTEXTO PÓS LDB.

Ø  O PAPEL DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA

Ø  RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LDB COMO SUBSÍDIO PARA UM TRABALHO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA.

Ø  AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO (PMDE) NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) CASEMIRO FILHO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

28/05/15 14:00 – 17:00
Sala 05
Ensino Médio

Ø  ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: RELAÇÕES ENTRE OS NTPPS E O ENSINO DE HISTÓRIA.

Ø  A PERFORMANCE DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DISCENTES.

Ø  A LDB 9394/96 E A LEI 10.639/20 03 - UMA TENTATIVA DE RESGATE E VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS.

28/05/15 14:00 – 17:00
Sala 06
Educação Especial

Ø  A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA, CAUCAIA E PACATUBA.

Ø  EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SOCIAL - RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESATANDO NÓS.

Ø  AS (IN)COMPREENSÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NA ESCOLA REGULAR.

Ø  A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB O OLHAR DA LDB 9394/96.

Ø  O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

28/05/15 14:00 – 17:00
Sala 07
Ensino Superior

Ø  A FACE MERCADOLÓGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO DEPENDENTE.

Ø  DE DECRETO DE GOVERNO À POLÍTICA DE ESTADO: O RESSURGIMENTO DO REUNI NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2014).

Ø  ANÁLISE DO USO DAS TÉCNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM FORTALEZA.

Ø  UM PENSAR REFLEXIVO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE.

Ø  O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS.

28/05/15 14:00 – 17:00
Sala 08
Ensino Profissional

Ø  PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO: UNIDADES CURRICULARES NORTEADORAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA.

Ø  AS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADAS AO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: FORMAÇÃO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL OU POSSIBILIDADES PARA A EMANCIPAÇÃO.

Ø  A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES.

Ø  A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO: APORTES TEÓRICO-CONCEITUAIS E HISTÓRICOS.

Ø  A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

28/05/15 14:00 – 17:00
Sala 09
Ensino Fundamental

Ø  EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VOLTADA PARA ALUNOS SURDOS: LIMITES E POSSIBILIDADES COM ÊNFASE NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

   O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA VISÃO INTERPRETATIVA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Ø  A MUSICALIDADE DO AFOXÉ: RECURSO PEDAGÓGICO PARA UM CURRÍCULO ESCOLAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

Ø  PROJETO SARAU LITERÁRIO: CONHECENDO MONTEIRO LOBATO E A OBRA SÍTIO DO PICA PAU AMARELO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Ø  FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE AS PROPOSTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA/CE.

Ø  OS JOGOS PEDAGÓGICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

28/05/15 14:00 – 17:00
Sala 10
Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Educação Profissional Tecnológica

Ø  PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO: UNIDADES CURRICULARES NORTEADORAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA.

Ø  AS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADAS AO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: FORMAÇÃO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL OU POSSIBILIDADES PARA A EMANCIPAÇÃO.

Ø  A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES.

Ø  A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO: APORTES TEÓRICO-CONCEITUAIS E HISTÓRICOS.

Ø  A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

28/05/15 14:00 – 17:00



DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS PARA MINICURSOS E OFICINAS
Noturno
Sala
Oficinas / minicursos
Data / Hora
Oficina – Sala 3
Pet – Contação de História
28/05/15 das 19h às 21h
Minicurso – Sala 4
"Ei, vai fazer TCC?": Métodos e técnicas de escrever um texto monográfico
28/05/15 das 19h às 21h
Minicurso – Sala 5
As funções do pedagogo nas organizações: repensando conceitos e atribuições.
28/05/15 das 19h às 21h
Oficina – Sala 6
Atelier de Cartazes
28/05/15 das 19h às 21h
Minicurso – Sala 7
Políticas públicas e as perspectivas atuais de atendimento educacional especializado.
28/05/15 das 19h às 21h
Oficina – Sala 8
O texto acadêmico e a produção de artigos científicos e monografias.
28/05/15 das 19h às 21h
Minicurso – Sala 9
Convivendo com as diferenças.
28/05/15 das 19h às 21h
Oficina – Sala 10
Tecnologia assistiva de baixo custo para o ensino da língua brasileira de sinais na sala de aula comum.
28/05/15 das 19h às 21h
Diurno
Sala
Oficinas / minicursos
Data / Hora
Oficina – Sala 4
Os jogos matemáticos no ensino da geometria
29/05/15 das 9h às 11h
Oficina - Sala 5
Os conselhos escolares e a consolidação da gestão escolar democrática
29/05/15 das 9h às 11h
Minicurso – Sala 6
Educação 3.0: a tecnologia que integra pessoas.
29/05/15 das 9h às 11h
Oficina – Sala 7
Técnicas de estudo.
29/05/15 das 9h às 11h
Minicurso – Sala 8
Educação de jovens adultos na perspectiva da educação popular: práticas educativas no campo e na cidade.
29/05/15 das 9h às 11h
Minicurso – Sala 10
Tecnologia assistiva e recursos acessíveis de baixa tecnologia.
29/05/15 das 9h às 11h


No encerramento 29/05, será realizado um ato de apoio aos professores do país em luta por melhores condições de trabalho e remuneração, bem como aos professores do Estado Paraná agredidos durante manifestação contra retirada de seus direitos trabalhistas. 



2 comentários: