Apresentação

De 26 a 29 de Maio de 2015 realizar-se-á a VIII Semana de Pedagogia na Faculdade de
Educação (FACED), localizada na Rua Waldery Uchoa S/N – Benfica - CEP 60020-110 – 
Fortaleza/CE, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento será organizado pelo Centro 
Acadêmico Paulo Freire - Gestão “Pedagogia um Passo à Frente!”, tendo com objetivo a 
práxis pedagógica, sendo norteados por princípios balizadores, tais como: a ética, a cultura, 
o respeito e a qualidade de vida do indivíduo que provém de vários aspectos inerentes ao 
ser humano. O desenvolvimento da temática perpassará pela apresentação e discussão 
de temas que tem como âmago a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Nº 9.394 
de 20 de dezembro de 1996.

Estimamos a presença dos graduandos do curso de pedagogia da UFC e das demais 
faculdades e universidades públicas e privadas do Estado do Ceará, dos estudantes do 
programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED/UFC, além dos 
estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Ceará. Através dos debates, 
das observações e das interações interpessoais, temos o intuito de aproximar a teoria 
da prática dentro da temática abordada.


Na programação da VIII Semana de Pedagogia está prevista a realização de palestras, 
mesas redondas, oficinas/minicursos, apresentação de trabalhos e atividades 
culturais, constituindo um processo formativo de vivência que o encontro pretende oportunizar.

Temos como Objetivo Geral, Objetivo Geral: Proporcionar um espaço para discutir e 
abranger os conhecimentos acerca da importância social da LDB, apontando os avanços 
desde a sua criação até os desafios que a educação terá para se fazer cumprir a lei em toda a 
sua completude na contemporaneidade.
.


Já como Objetivos Específicos elencamos


·                    Favorecer a compreensão da realidade e a participação social;
·                    Debater a formação acadêmica versus a práxis pedagógica acerca da LDB;
·                    Promover o educador como participante do processo de construção da cidadania, 
do reconhecimento de seus direitos e deveres, e de sua valorização profissional;
·                    Analisar criticamente o material utilizado em situações didáticas para que 
os alunos possam perceber sua presença em sociedade e construam, a partir disso, 
uma relação subjetiva sob os valores que esses materiais exercem cultural e socialmente;
·                    Avaliar atitudes, valores e procedimentos presentes nos conteúdos da LDB;
·                    Mostrar a importância da formação social do indivíduo.


A discussão da temática se faz importante pela mudança que a educação a nível nacional 
sofreu nas duas últimas décadas em todos os âmbitos. Tendo sido ampliada em relação 
ao seu acesso, precisa ser dialogada na perspectiva de avanços significativos que levem 
além de quantidade, a qualidade necessária para que seja encarada em sua forma holística 
dentro da criação de uma educação plural, que atenda a todo o público a que se propõe.


A LDB atua como ponto balizador desses múltiplos olhares acerca da educação, 
respaldando decisões e criando os alicerces necessários para a implantação de uma 
educação de qualidade em todas as esferas sociais presentes. 

2 comentários: