De 26 a 29 de Maio de 2015 realizar-se-á a VIII
Semana de Pedagogia na Faculdade de
Educação (FACED), localizada na
Rua Waldery Uchoa S/N – Benfica - CEP 60020-110 –
Fortaleza/CE, da Universidade
Federal do Ceará (UFC). O evento será organizado pelo Centro
Acadêmico Paulo
Freire - Gestão “Pedagogia um Passo à Frente!”, tendo com
objetivo a
práxis pedagógica, sendo norteados por princípios balizadores, tais
como: a ética, a cultura,
o respeito e a qualidade de vida do indivíduo que provém
de vários aspectos inerentes ao
ser humano. O desenvolvimento da temática
perpassará pela apresentação e discussão
de temas que tem como âmago a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Nº 9.394
de 20 de dezembro de 1996.
Estimamos a presença dos graduandos do curso de pedagogia da UFC e das
demais
faculdades e universidades públicas e privadas do Estado do Ceará, dos
estudantes do
programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED/UFC,
além dos
estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Ceará. Através
dos debates,
das observações e das interações interpessoais, temos o intuito de
aproximar a teoria
da prática dentro da temática abordada.
Na programação da VIII Semana de Pedagogia está prevista a realização de
palestras,
mesas redondas, oficinas/minicursos, apresentação de trabalhos e atividades
culturais, constituindo um processo formativo de vivência que o encontro
pretende oportunizar.
Temos como Objetivo Geral, Objetivo Geral: Proporcionar um
espaço para discutir e
abranger os conhecimentos acerca da importância social
da LDB, apontando os avanços
desde a sua criação até os desafios que a educação
terá para se fazer cumprir a lei em toda a
sua completude na contemporaneidade.
.
Já como Objetivos Específicos elencamos:
·
Favorecer a compreensão da realidade e a participação social;
·
Debater a formação acadêmica versus a práxis pedagógica
acerca da LDB;
·
Promover o educador como participante do processo de construção da cidadania,
do reconhecimento de seus direitos e deveres, e de sua valorização profissional;
do reconhecimento de seus direitos e deveres, e de sua valorização profissional;
·
Analisar criticamente o material utilizado em situações didáticas para que
os alunos possam perceber sua presença em sociedade e construam, a partir disso,
uma relação subjetiva sob os valores que esses materiais exercem cultural e socialmente;
os alunos possam perceber sua presença em sociedade e construam, a partir disso,
uma relação subjetiva sob os valores que esses materiais exercem cultural e socialmente;
·
Avaliar atitudes, valores e procedimentos presentes nos conteúdos da
LDB;
·
Mostrar a importância da formação social do indivíduo.
A discussão da temática se faz importante pela mudança que a educação a
nível nacional
sofreu nas duas últimas décadas em todos os âmbitos. Tendo sido
ampliada em relação
ao seu acesso, precisa ser dialogada na perspectiva de
avanços significativos que levem
além de quantidade, a qualidade necessária
para que seja encarada em sua forma holística
dentro da criação de uma educação
plural, que atenda a todo o público a que se propõe.
A LDB atua como ponto balizador desses múltiplos olhares acerca da
educação,
respaldando decisões e criando os alicerces necessários para a
implantação de uma
educação de qualidade em todas as esferas sociais
presentes.
Ola quem não é aluno poderá realizar inscrição?
ResponderExcluirComo faz pra se inscrever?
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