Lista de Aprovados

LISTA DE APROVADOS

VIII SEMANA DE PEDAGOGIA UFC


- EDUCAÇÃO INFANTIL

1. A CRIANÇA NA ESCOLA: AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORTALEZA
Camilla Quirino de OLIVEIRA

2. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS
MÚLTIPLAS
Márcio Matoso de Pontes
Flávio Muniz Chaves

3. A RELAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E A EXPERIÊNCIA DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Scarlett O’hara Costa Carvalho
Daniele Kelly Lima de Oliveira

4. A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL.
Maria Dorotéa Costa de Oliveira
Francineide Neves Magalhães Oliveira
Maria Licia de Sousa Barbosa

5. ANÁLISE DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EM BUSCA DE
COMPREENSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO LEITORA E DO
DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Kamila Carneiro Alves
Daiane Carvalho da Silva

6. INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA
PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS EM UM CONTEXTO PÓS LDB
Ana Paula Azevedo Furtado
Ana Carine dos Santos de Sousa

7. O PAPEL DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À
LEITURA NA INFÂNCIA
Juan Jackson Duarte da Costa

8. RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LDB
COMO SUBSÍDIO PARA UM TRABALHO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA.
Francisco Mendes de Sousa Netto
Elisângela Bezerra Magalhães

9. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO (PMDE) NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) CASEMIRO FILHO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Tiago Bruno Areal Barra
Flávio Muniz Chaves
Elisângela B. Magalhães


- ENSINO MÉDIO

1. ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: RELAÇÕES ENTRE OS NTPPS E O ENSINO DE HISTÓRIA.
Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues

2. A PERFORMANCE DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DISCENTES.
Arlene Tomé de Sousa Guia
Renata Queiroz Maranhão


3. A LDB 9394/96 E A LEI 10.639/20 03 - UMA TENTATIVA DE RESGATE E VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS.
 Rita de Fátima Muniz
 Sheila Maria Muniz
 Adriana Braga Eufrásio



- EDUCAÇÃO ESPECIAL

1. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA, CAUCAIA E PACATUBA.
Amadeu Fernandes de Lima Sobrinho
Daniele de Oliveira Xavier
Letícia Brasil de Castro


2. EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SOCIAL - RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESATANDO NÓS.
Robéria Vieira Barreto


3. AS (IN)COMPREENSÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NA ESCOLA REGULAR.
Lilianne Moreira Dantas.


4. A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB O OLHAR DA LDB 9394/96.
Sheila Maria Muniz
Rita de Fátima Muniz
Adriana Braga Eufrásio


5. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
Maria Rejane Araruna.

Rita Vieira de Figueiredo.



- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

1. A DINÂMICA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA OCUPAÇÃO COMUNA 17 DE
ABRIL EM FORTALEZA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO POLÍTICA.
Virginia Márcia Assunção
Natan dos Santos Rodrigues


2. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E LDB: UM ESTUDO DE CASO.
Mirela dos Santos
Bárbara Wellen dos Santos
Gessica Nunes


3. ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PLANO
NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO TRIÊNIO 2014-2016.
Alles Lopes de Aquino
Francisca Tatianni Carneiro Cruz


4. “[...] E DEPOIS DE VÁRIAS SUSPENSÕES, UM DIA FUI EXPULSO DA
ESCOLA”: EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE SANTA FILOMENA, NO
BAIRRO JANGURUSSU EM FORTALEZA.
Raquel Carine Martins
Eliábia de Abreu Gomes
Antônia Edivânia Conrado


5. CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VINCULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR, TRABALHO E PRÁTICAS SOCIAIS.
Bruno Andrade da Silva
Márcio Matoso de Pontes
Flávio Muniz Chaves


6. MOVIMENTOS SOCIAIS, ONGS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO.
Rita Carolina Gondim da Fonseca Jeronimo
Glessiane Coeli Freitas Batista Prata
Eliane Dayse Pontes Furtado



- ENSINO SUPERIOR

1. FORMAÇÃO DE TUTORES UFC VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A PRÁTICA REFLEXIVA.
Liduina Lopes Alves
Gabrielle Silva Marinho
Adriana Eufrásio Braga


2. O GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA.
Erinelda da Costa Paixão
Francisco Ari de Andrade


3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA.
Glessiane Coeli Freitas Batista Prata
Rita Carolina Gondim da Fonseca Jeronimo


4. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
Pedro Neto Oliveira de Aquino
Daniele de Souza Lima
Nayara Freitas da Silva


5. EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE O APRENDER E O FAZER NA CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.
Lidiane Ramos Lima
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro


6. A FACE MERCADOLÓGICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO DEPENDENTE.
Alisson Slider do Nascimento de Paula


7. DE DECRETO DE GOVERNO À POLÍTICA DE ESTADO: O RESSURGIMENTO DO REUNI NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2014).
Alisson Slider do Nascimento de Paula


8. ANÁLISE DO USO DAS TÉCNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM FORTALEZA.
Juliana Silva Arruda
Liliane Maria Ramalho Castro e Silva
Raquel Figueiredo Barretto


9. UM PENSAR REFLEXIVO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE.
Filipe Ximenes Parente.


10. O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS.
Marta Suiane Barbosa 

Ana Carine dos Santos de Sousa 


- ENSINO PROFISSIONAL

1. PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO: UNIDADES CURRICULARES NORTEADORAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAIS JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA.
Ana Cláudia Gomes Farias
Nery Lourdes Braz de Souza
Renata Faustino dos Santos Bezerra



2. AS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADAS AO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: FORMAÇÃO PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL OU POSSIBILIDADES PARA A EMANCIPAÇÃO.
Raquel Pereira de MORAIS


3. A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES.
 Denize de Melo Silva
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
Marcos Antonio Martins Lima


4. A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO: APORTES TEÓRICO-CONCEITUAIS E HISTÓRICOS.
Jarlles Lopes de Medeiros
Raquel Pereira Moraes


5. A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Karla Luana Gomes Cunha
Camila Maria Cunha de Souza


- ENSINO FUNDAMENTAL

1. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS E AS MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA AS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
Ana Priscila Fernandes de Araújo Matos
Janne Mary Alves Linhares
Mirela dos Santos Amaral


2. EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.
Cristiane de Oliveira Cavalcante
Larissa Naiara Souza de Almeida


3. DA LDB Nº 9394/96 AO NOVO PNE: A ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA EM ANÁLISE.
Eliza Pereira Cavalcante
Daniele Kelly Lima de Oliveira


4. ESTUDO DE CASO: “A PROFESSORA SOFIA E A ORALIDADE”
Viviane Mazulo
Alexandra Tinoco
Rayssa Hitzschky


5. ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Bárbara Rainara Maia Silva
Darlla Dalila Pontes dos Santos
Fátima Maria Nobre Lopes


6. A CULTURA INDÍGENA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE TAPEBA: ANALISANDO A INSERÇÃO DESTA CULTURA NA PRÁTICA DOCENTE.
Diná Ester Batista do Nascimento
Armênia Bezerra Lima
Francisco Cardoso de Brito



7. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VOLTADA PARA ALUNOS SURDOS: LIMITES E POSSIBILIDADES COM ÊNFASE NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.
Jeriane da Silva Rabelo


8. O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA VISÃO INTERPRETATIVA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Maria Helena de Andrade
Orleane Forte Ferreira


9. A MUSICALIDADE DO AFOXÉ: RECURSO PEDAGÓGICO PARA UM CURRÍCULO ESCOLAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Patrícia Pereira de Matos


10. PROJETO SARAU LITERÁRIO: CONHECENDO MONTEIRO LOBATO E A OBRA SÍTIO DO PICA PAU AMARELO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Kamila Carneiro Alves
Nayara dos Santos Chagas


11. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE AS PROPOSTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA/CE.
Maria Aires de Lima
Perla Almeida Rodrigues Freire


12. OS JOGOS PEDAGÓGICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Marcela Alexandre Rodrigues
Nildiene de Carvalho Pontes
Natália Velloso Fontenelle Camelo Rodrigues




Oficinas / Minicursos


OFICINA – ATELIER DE CARTAZES
Leandro Vieira

TECNOLOGIA ASSISTIVA E RECURSOS ACESSÍVEIS DE BAIXA TECNOLOGIA.
Maria Euzimar Nunes Rodrigues

EDUCAÇÃO 3.0: A TECNOLOGIA QUE INTEGRA PESSOAS.
Rosane Serra

TÉCNICAS DE ESTUDO.
João Brayan

EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CAMPO E NA CIDADE.
Eliábia de Abreu Gomes Barbosa
Raquel Carine Martins Beserra
Roselene Moura de Sá

POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PERSPECTIVAS ATUAIS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
Maria Euzimar Nunes Rodrigues.

OFICINA DE TREINAMENTO FUNCIONAL ELASTICCROSS.
Cleyton David
Filipe Alves
Helber Gebson
Ravel Silva


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PET - Pedagogia

OS CONSELHOS ESCOLARES E A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA.
Daniele Leal de Carvalho Sampaio

O TEXTO ACADÊMICO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E MONOGRAFIAS.
Alles Lopes de Aquino

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS.
Leidiane Costa

TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA SALA DE AULA COMUM.
Maria Euzimar Nunes Rodrigues




OBSERVAÇÃO:
Esta lista está sujeita a modificação com a inclusão de mais trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário